sexta-feira, 8 de julho de 2011

INDICADORES BIOLÓGICOS E ECOLÓGICOS - O QUE SÃO?

A ostra - indicador biológico
o procedimento para a determinação do índice de biodiversidade - um indicador ecológico


Os Oceanos representam cerca de 71% da Superfície Terrestre. Apesar de extensos, são sistemas muito sensíveis. A explosão demográfica associada ao crescente desenvolvimento industrial está a pôr em risco este imenso ecossistema. Há que desenvolver técnicas cada vez mais expeditas no sentido de penalizar, com segurança e precisão, as entidades responsáveis por essa contaminação que gera poluição. Essa contaminação para além de pôr em risco os seres vivos que aí habitam e também a vida do próprio Homem, pode, em casos extremos, provocar desequilíbrios ecológicos irreversíveis nos ecossistemas afectados.
Os indicadores biológicos e ecológicos constituem ferramentas valiosas na avaliação da qualidade dos sistemas ambientais, quer aquáticos, quer terrestres, uma vez que a partir deles é possível ter uma indicação do estado ecológico de um sistema ambiental de uma forma rápida e económica. Daí a sua crescente aplicação na monitorização em Ambiente.
Um indicador biológico, por definição, é um organismo que reflecte as condições ambientais do sistema no qual se insere o organismo e, a partir deste, é possível extrair um índice (qualitativo ou quantitativo) relacionado com uma escala de poluição (doméstica ou industrial). A ostra é um bom exemplo de indicador biológico. O índice de espessamento da concha constitui um biomarcador de presença de compostos xenobióticos disruptores endócrinos.
Como exemplos de indicadores ecológicos, tem-se os índices de biodiversidade (índice de Shannon-wiener, índice de Margalef, como os mais aplicados) e ainda o pH, salinidade (‰) condutividade (mS/cm), temperatura (ºC), ORP (mv), oxigénio dissolvido (mg/L), turvação ou turbidez (n.t.u.), % de saturação de oxigénio. 
Neste estágio, foram utilizados estes indicadores para poder aferir o estado ecológico dos sistemas marinhos da Praia da Sereia, Caparica, e Praia da Parede, Cascais.
Recorrendo às ostras, avaliou-se o estado ecológico das águas do estuário do Sado e de Vila Praia de Âncora.

Sem comentários:

Enviar um comentário