quinta-feira, 7 de julho de 2011

AS OSTRAS COMO BIOINDICADORES

É possível ter-se uma indicação do estado da qualidade da água usando as ostras como organismos bioindicadores. Uma das características mais relevantes da ostra face à presença de poluição é a alteração da sua forma para espessa. sendo assim, através do grau de espessura da cocha é possível aferir-se o nível de contaminação de um estuário. Quanto mais espessa for, mais poluído é o local onde cresceu e mais magro é o próprio molusco.
Obtiveram-se ostras portuguesas provenientes do banco natural do monte da pedra (Sado) e de uma unidade de produção de ostras de Vila Praia de Âncora.

Os resultados obtidos fora, os seguintes:
STI (Monte da Pedra) = 5,9
STI (Vila Praia de Âncora) = 4,1

Os valors de STI referentes ao estuário do Sado mostraram que o nível de contaminação é médio. Tendo em conta que em alturas anteriores os valores de STI desse banco de ostras se mostraram inferiores aos actuais leva a admitir-se que o estuário está a recuperar graças às preocupações ambientais das unidades competentes. Embora ainda esteja longe do nível desejado, que neste caso, é STI igual ou superior a 10.

Os dados referentes a Vila Praia de Âncora mostraram que o sistema se encontra ambientalmente fragilizado, uma vez que o STI obtido corresponde a um nível de contaminação elevado, embora a face interna das conchas não tenha evidenciado sinais de parasitismo (Figura 1). A ostra do estuário do Sado, apesar de ter uma concha menos espessa, relativamente à  amostragem de Vila Praia de Âncora, encontrava-se muito parasitada.

Este tipo de análise requer amostragens regulares, cada uma com 30 indivíduos, no mínimo. Dado que o número de ostras analisado foi inferior a 10 e dado que, o crescimento da ostra é muito desigual, os resultados obtidos devem ser tomados apenas como indicativos e não como conclusivos.

Figura 1: Diferença entre as conchas. À esquerda, ostra de Vila Praia de Âncora, e à direita, ostra do banco natural (Monte da Pedra, Sado).

Sem comentários:

Enviar um comentário